Header Ads

Canal Jonas Zhang

Amigo vs Falso Amigo - Como Identificar e Viver Melhor

Como Detectar Amigos Falsos - Jonas Zhang
Seu amigo ou sua amiga faz você se sentir mal, se sentir constrangido(a), inferior ou você já se sentiu frustrado quando esteve perto do seu amigo? Se seu amigo tem feito você passar por essas situações ou se você se sente mal na frente do seu amigo. Então, infelizmente, essa pessoa não é seu amigo(a).

Hoje o tema é psicologia e vou falar sobre a parte mais importante para o relacionamento do ser humano: o amigo.

DIFERENÇA DE AMIGO E COLEGA

Você já se perguntou qual é a diferença entre um amigo e um colega? Se sim ou não, vamos as respostas.

Aquelas pessoas que convivem com você ou estar com você em algum ambiente que não seja a sua casa ou seja não faz parte da sua família, como, por exemplo, no ambiente de trabalho, na faculdade, aquelas pessoas que estão estudando e fazendo a mesma atividade com você, mas que vocês não têm uma intimidade: são seus colegas.

Porém, dentro desses mesmos ambientes pode haver amigos, que são as pessoas que você conversa, te ajuda nas atividades, contam o que aconteceu no final de semana, fazem piadas e por aí vai. São as que você tem uma maior interação, aquelas únicas pessoas que você consegue se expressar, 

Portanto, o amigo é a primeira pessoa a surgir na sua mente, é a que você sente bem se expressando, é que quer o seu bem, é aquele que te ouve, estar presente com você nos bons ou maus momentos e principalmente, é aquele que você sabe que vai poder contar.

O amigo é tão forte que ele é considerado até maior do que um membro da família. Muitos podem dizer: "ele é mais do que amigo, ele é um irmão para mim".

AMIGOS FALSOS

Agora que você entendeu o conceito de amigo de verdade, como também um colega, vamos identificar quais são os sinais de amigos falsos. Porque muitas vezes você está agindo com papel de amigos na vida de alguém, mas essas pessoas não estão agindo (sendo) um amigo para você.

1- NÃO QUER SEU BEM

O primeiro passo para você identificar se essa pessoa não é seu amigo, é o fato dela não querer o seu bem. Você percebe que ela não fica feliz quando você conta uma coisa boa. Às vezes você está todo feliz contando sobre alguma situação e você nota no rosto dela que ela não está contente. 

2- NÃO FICA FELIZ COM SUAS CONQUISTAS

Se você conta a essa pessoa que foi promovido no seu emprego, que conseguiu chegar naquela pessoa que você tanto queria, passou numa promoção e esse "amigo" não fica feliz, ou pelo contrário, começa a te falar coisas que te deixa para baixo, falando para não ter expectativa, dizendo que talvez vá dar errado ou comparando com outras situações cujo único fator é te desencorajar: Essa pessoa não é seu amigo! 

Imagina que você está feliz, todo motivado e querendo pular e só agradecer por algo muito bom que te aconteceu e então, no auge de sua alegria, você vai contar essa novidade ao seu "amigo", porém, ele invés de ele te apoiar, te coloca você para baixo. Um amigo de verdade ficará feliz por você, como se alegria sua fosse dele.

3- SÓ TE DÁ DESCULPAS

Já aconteceu de uma pessoa pedir sua ajuda, querer desabafar com você, querer contar uma coisa que estava deixando-a mal e você para tudo que estava fazendo naquele momento para ficar 100% disponível para essa pessoa, para ouvi-la, mas quando é com você, quando você precisa fazer a mesma coisa, precisa desabafar, falar alguma situação ou simplesmente pedir um conselho: essa pessoa não está disponível. Ela sempre dá uma desculpinha simples para não te responder, para não te ouvir.

Às vezes de fato essa pessoa não estava disponível, estava ocupada ou fazendo outra atividade que não podia te responder, contudo, na primeira oportunidade, ela vai parar para te ouvir, vai te perguntar o que aconteceu, vai querer e fazer de tudo para te ajudar e te apoiar.

Agora quando esses "amigos" que não são amigos de verdade estiverem nessa situação, eles só vão te dar desculpas em todo o momento.

4- TE DEIXA EXAUSTO

Já aconteceu de você se sentir exausto com uma pessoa emocionalmente? É aquela pessoa que só vive reclamando ou contando problemas da vida. Essa pessoa te procura para pedir ajuda, sempre para desabafar, contar os problemas ou falar de situações negativas. E você sempre está disponível, ajuda, compreende, contudo, ela age igual ao item 3, que significa que quando você precisou dela, essa pessoa não esteve disponível, te deu desculpas para não te ouvir ou ao invés de parar para te ouvir, simplesmente falou "procura um psicólogo".

A situação é tão chata que você cria aquele ambiente de energia negativa. Se você recebe uma mensagem dela, já pensa: "ah, não! Já vem ela/ele reclamar ou falar dos seus problemas". Você se sente já naquele clima exausto, cansado. Normalmente esse clima chato mais acontece quando essa pessoa só fala de problemas emocionais, o que acaba tirando a sua autoestima.

5- SÓ TE PROCURA PARA PEDIR AJUDA

Esse é o número 1 de um amigo falso, é aquele "amigo" que na verdade não é um amigo, mas somente colega. É aquele que sempre está lá como amizade no seu Instagram, Facebook, nos seus contatos do WhatsApp, na sua escola, faculdade ou no seu trabalho, que não fala com você, às vezes até atravessa a rua para não te cumprimentar, mas quando precisa de ajuda lembra de você: 

  • Oi! tudo bem com você? Quanto tempo nós não nos falamos...

Se você responde e pergunta como vai ou tenta contar algo, ela já te corta e vai direto no assunto, pedindo ajuda. E mais revoltante, se você diz não, essa pessoa simplesmente fecha a cara e dá tchau, ou se for via chat, dá um simples ok e sai.

COMO MUDAR?

O que você deve fazer? Quais as atitudes que você deve ter para lidar com essas situações em relação a essas pessoas que não são amigos de verdades, que só estão te causando problemas, te colocando para baixo?

1- REAVALIE ESSA AMIZADE

A primeira coisa que você deve fazer é reavaliar a sua situação com essa amizade. Vale a pena realmente continuar com essa amizade? Vale a pena continuar sendo amigo dessa pessoa? Vale a pena continuar ajudando essa pessoa ou escrevendo para ela sendo que na maioria das vezes você só se sente mal, só te deixa para baixo. Vale a pena?

Você deve colocar na balança e verificar se vale ou não a pena. Na balança, quais itens são mais pesados, os que essa pessoa te faz bem ou os que te faz mal? Verifique as vantagens, desvantagens ou pontos fortes e fracos e se infelizmente os que pesar forem os negativos, então, você de reavaliar se quer continuar passando por isso, caso contrário, corte essa amizade tóxica.

2- CONVERSE/DIALOGUE 

Essa é com certeza a parte mais importante de uma amizade ou de um relacionamento, o diálogo. Às vezes o comportamento dessa pessoa que te deixa frustrado, triste ou magoado é o perfil dessa pessoa, o jeito dela. 

Se você não conversa com essa pessoa, você não vai saber ou descobrir. É muito melhor ao invés de você parar de falar com ela, parar de escrever, em primeiro lugar tentar conversar. Conversar com essa pessoa e dizer que tal comportamento tem te deixado mal. 

Muitas pessoas passam por momentos emocionais, por traumas na infância e por isso criaram um casulo, um bloqueio mental e emocional, elas usam uma máscara para se sentir mais forte. São aquelas pessoas que são mais frias, que parece não se importar, que não choram em momentos graves ou que vivem com a cara fechada. Essas pessoas passaram por tantas situações negativas que elas não conseguem se entregar, não consegue se abrir para outras pessoas, seja em um relacionamento ou uma amizade.

Portanto, você deve em primeiro lugar: conversar com essa pessoa, ela vai compreender a sua versão e se ela realmente for uma boa pessoa, gosta da sua amizade e quer continuar sendo seu amigo (a), vai mudar ou te explicar o motivo do seu comportamento.

Agora, se mesmo você conversando com essa pessoa e ela não ligar, não se importar ou não dá a mínima, você deve voltar lá na balança e reavaliar se vale a pena continuar com essa amizade, pois por mais que essa pessoa tenha passado por problemas na vida, não significa que você deva sofrer também. Amigos se ajudam e não deixam os outros para baixo.

3- NÃO CRIE EXPECTATIVAS

Você não pode criar expectativa. Não pode, por exemplo dizer: 

  • Eu vou virar amigo daquela pessoa;
  • Aquela pessoa e eu seremos melhores amigos;

Isso nunca funciona e nunca vai funcionar! Os verdadeiros amigos são aqueles que acontecem do nada. Às vezes acontece de você ou de alguma pessoa não ir com a cara da outra, mas do nada, elas se barram, precisam fazer alguma atividade, trabalho em dupla e se tornam verdadeiros amigos.

Um verdadeiro amigo surgi de forma natural e por esse motivo, você não precisa usar máscaras, dizer ou fazer coisas que não gosta só para se enturmar com essa pessoa. 

4- SEJA VOCÊ!

A chave para você ter verdadeiros amigos é ser você mesmo. Saia, faça o que você gosta de fazer, da forma que se sente bem consigo mesmo. Esse faz parte do item 3 (não crie expectativas). 

Se você faz coisas que não gosta, só para tentar ser amigo de outras pessoas, no final, só se frustrará, porque essa pessoa agirá de forma que você não gosta ou fará coisa que você não gosta, que você fez só para ser legal.

Nunca tente se comportar ou ser uma pessoa que você não é, porque você só atrairá pessoas para um perfil que não é seu de verdade e isso só vai causar intrigas, aborrecimento contra você e essas outras pessoas. Portanto, seja você mesmo, aja naturalmente que as pessoas vão surgindo na sua vida de forma espontânea.

Quando você age de forma natural, você entra naquela vibração positiva, aquela vibração em que você se sente bem e outras pessoas que também gostam ou fazem aquela atividade ou tem aquele mesmo comportamento que você vai surgir, assim, do nada, pois vocês terão os mesmos estilos e em pouco tempo, serão verdadeiros amigos.

Agora me conte se você já passou por essas situações negativas de ser amigos de todos, mas essas pessoas não te tratavam como amigo (a). E se você gostou desse artigo compartilhe com outras pessoas, jogue na cara como indireta mesmo nas redes sociais e grupos kkkk.

Conheça também meu canal do YouTube, lá você encontra esse artigo em vídeo. Até a próxima!

Veja este conteúdo no meu canal ou logo abaixo:

VEJA TAMBÉM:

O Medo Atrai Situações Negativas
Como Esquecer o Passado
Benefícios e Problemas de Falar Sozinho
Como Esquecer Alguém? Dicas Poderosas
10 Afirmações Positivas Para Mudar Sua Vida

Imagens de tema por RBFried. Tecnologia do Blogger.